Nom podo esquecer a coragem e integridade moral que caracterizou dom Ricardo na promoçom e defesa da língua e cultura galegas

Conhecim Dom Ricardo como aluna do Colégio Fingoi. Ele era o diretor. Lembro-o como uma pessoa muito estrita, exigente, alguém que impunha um temor reverencial entre nós. Se tenho que destacar algo que me transmitiu, no plano pessoal, foi a disciplina e o grande sentido da responsabilidade.

Também nom podo esquecer, naqueles anos, a coragem e integridade moral que caracterizou Dom Ricardo na promoçom e defesa da língua e cultura galegas. Essa paixom que manifestava com inúmeras iniciativas culturais organizadas no nosso cen-tro e que tinham por objetivo valorizar a nossa música, a nossa fala, os nossos costumes populares... Soubo inculcar em nós esse amor pela nossa terra para nos tornar pessoas mais sábias, elegantes e cultas.

Anos depois, já adulta, pudem gozar da sua magnífica obra literária com a leitura de “Scórpio”, e concordar com ele na necessidade de aproveitar o galego, o galego-português, como umha magnífica oportunidade para estarmos no mundo.